segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Encerramento do Ano da Fé | Inicio de um novo ano litúrgico

O Ano da Fé proclamado por Bento XVI e iniciado a 11 de Outubro de 2012, chegou ao seu término no passado Domingo, dia 24 de Novembro, solenidade litúrgica de Cristo Rei.

No próximo Domingo, 1 de Dezembro, I Domingo do Advento, inicia-se um novo ano litúrgico, que na Arquidiocese de Braga vai ser vivido sob o lema “Fé Celebrada”, numa aposta deliberada em redescobrir o lugar central da celebração litúrgica na vida das comunidades.
 

Começamos um novo ano litúrgico com o tempo do Advento. O Advento (do latim Adventus: “chegada”, do verbo Advenire: “chegar a”) é o primeiro tempo do Ano litúrgico, que antecede o Natal. Para os cristãos é um tempo de preparação e alegria. É também um tempo de espera, reflexão e esperança.
 
O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, deixa-nos uma mensagem para o Advento que se aproxima, que compara a um “tempo de nevoeiro”, apelando à “fraternidade”. Uma oportunidade de reflexão sobre a particularidade deste tempo e do seu significado mais profundo.
 
 1. Diz-nos um teólogo jesuíta que o desânimo é como que um nevoeiro cerrado. E uma vez debaixo do nevoeiro, todo o cuidado é pouco: é preciso andar devagar, estar atento a todos os sinais e ter a convicção de que estamos na direção certa. E não adianta protestar: pois só com a paciência de saber esperar o raio de luz no caminho, se pode ultrapassar esse nevoeiro.
     Partindo desta imagem, o Advento surge para nós como um tempo de nevoeiro. Um tempo cuja única certeza é a promessa da vinda do Filho de Deus ao mundo, para acabar com todas as nossas dúvidas e restituir-nos a alegria.
(…)
4. O maior perigo que a actual crise nos pode causar, mais do que o empobrecimento e o medo, é destruir-nos a esperança. Sem fé não há esperança! E sem esperança, o Advento será somente mais um tempo de nevoeiro sem rumo no caminho. Precisamos talvez de deixar que a fé nos transforme, de cultivar um estilo de vida paciente e de participar na liturgia com um outro sabor. Só assim é que a fé celebrada será uma autêntica luz que fará do Advento um tempo de esperança e de alegria!”
Mensagem para o Advento, D. Jorge Ortiga, 21Nov2013

Sem comentários:

Enviar um comentário