Historial do Grupo


O Grupo Coral de Pevidém foi fundado em 1976 por iniciativa do Padre António Lopes, a partir de um grupo de jovens que exerciam várias actividades pastorais na paróquia. É formado por 30 elementos, amadores, que têm as mais diversas profissões e ocupações, situando-se a faixa etária nos 30 anos. O Grupo Coral foi criado com o intuito de solenizar a eucaristia dominical na paróquia, onde, desde a sua formação, habituou as pessoas da região a ouvir os cânticos melodiosos e harmoniosos tão bem executados pelo coral. Teve também como seguidor do trabalho executado, o padre Antunes, o qual projectou o coro fora de portas, nas mais diversas actuações e lhe imprimiu maior qualidade. De referir ainda outro maestro, António Valdemar, embora bastante jovem, conseguiu manter as pisadas dos antecessores, actividade ainda mais intensa e dignificando ainda mais o coral.
 
Actualmente é dirigido pela maestrina e Directora Artística, Professora Dulce Pereira da Costa, que desde 1992 está ao serviço do coral e da paróquia. A Maestrina tem desenvolvido um trabalho notável, tanto a nível artístico, como a nível pedagógico, ensaiando semanalmente, fazendo trabalho de voz com vocalisos, expressão facial, colocação de voz, harmonias e timbres dos diversos naipes, levando o coro a um nível acima da média daquilo que nos habituamos a ouvir.
 
O Coral de Pevidém participa, regularmente, em encontros de coros, reisadas, solenização da eucaristia, particularmente a eucaristia na RTP, desde 1982.
 
Participou nas comemorações do dia do Exército realizadas na cidade de Viseu, em 1998, tendo solenizado a missa de aniversário, em conjunto com o Grupo de sopros da Serra do Pilar, Vila Nova de Gaia, tendo colhido rasgados elogios da hierarquia militar.
 
No ano de 2008, participou, a convite do Arciprestado de Guimarães, nas Jornadas Gualterianas. Também a pedido do arciprestado, solenizou a missa em honra de S.Gualter, na cidade de Guimarães, inserida nas Festas Gualterianas. Ainda no corrente ano, gravou um CD, a pedido da Câmara Municipal de Guimarães, em conjunto com os coros inscritos na edilidade vimaranense, com os Hinos de Portugal, Guimarães e da Europa.
 
Em 2009 no âmbito do seu 32 aniversário, teve a visita do Coro Apóstolo Santiago de Vigo (Espanha) onde teve lugar um concerto na Igreja Paroquial de Pevidém . No ano de 2010 Centenário da República, participou no encerramento das comemorações organizadas pela Junta de Freguesia de Selho S. Jorge (Pevidém), Escola EB 2/3 de Pevidém e Associação Jovidém.
 
No âmbito da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012, participou com a Orquestra Estúdio a 24 de Junho na cerimónia de inauguração da Plataforma das Artes.
 
O Grupo Coral de Pevidém está inscrito na Câmara Municipal de Guimarães, sendo solicitado inúmeras vezes, pela edilidade, para concertos de Natal, Páscoa e cerimónias públicas.